Abrace uma Árvore

Reflorestação

O Acampamento Baptista (AB) é um espaço especial, uma propriedade singular e um ministério essencial onde milhares de pessoas que por ali têm passado ao longo de mais de cinco décadas usufruem deste espaço de partilha, de edificação, de convívio, de conversões e decisões. Um ministério também de fortalecimento de laços de amizade, de trabalho e companheirismo cristão.

Muitos têm sido os desafios que temos vivido e ultrapassado. Todavia a situação pandémica que estamos a viver têm impactos significativos na realidade do AB, e que nos preocupam pela ausência de qualquer actividade há mais de 10 meses, e uma perspectiva de prolongamento da sua inactividade.

Vivemos tempos desafiantes no sustento e gestão deste espaço intemporal e transversal para toda a comunidade evangélica, que é o nosso Acampamento Baptista.

Os anos de 2017 e 2018 foram um período marcante na propriedade do AB, com o brutal incêndio no Pinhal de Leiria e a devastadora "Tempestade Leslie", respectivamente. Ocorrências que em muito vulnerabilizaram e danificaram o nosso pinhal, resultando numa urgente execução de um projecto consistente de reflorestação da propriedade para os próximos anos.

Este projecto de arborização e requalificação dos espaços exteriores define-se pela implementação de uma estratégia em várias fases.

Após uma 1ª fase de reflorestação, que foi um sucesso, estamos agora prestes a iniciar a 2ª fase que abrangerá uma zona importante do Acampamento. O desafio de implementação desta 2ª fase é significativo não somente pelo abate considerável que teve que ser feito de árvores afectadas por doença e pragas, como pela morfologia do terreno, sua preparação, aquisição das espécies arbóreas e arbustivas, bem como dos serviços especializados para garantir este empreendimento inter-geracional.

A inactividade do Acampamento Baptista imposta pela realidade socio-económica que vivemos, poderia promover a suspensão deste empreendimento de reflorestação, que nesta 2ª fase envolve verbas na ordem dos € 15 000.

Contudo, consideramos que este desafio de renovar e reflorestar o espaço arbóreo não pode parar, sob pena de atrasar um processo de revitalização ambiental que implicaria encargos futuros de sustentabilidade.

Lançamos assim a campanha Abrace uma Árvore, confiantes na bondade e sensibilidade de cada um de vós para contribuir na proporção das suas possibilidades e disponibilidades num repovoamento florestal que dignificará e beneficiará este espaço tão especial para toda a comunidade.

Contamos consigo, contamos com o seu "abraço" e contribuição para este Projecto que influenciará a nossa vivência e convivência neste espaço de vida, de compromisso, de relevância que "marca vidas" há mais de 50 anos.

Saiba Mais

Como posso ajudar?

Abrace uma Árvore

Reconstrução - Leslie

Levantemo-nos e edifiquemos