Levantemo-nos e edifiquemos

Levantemo-nos e edifiquemos

Como é do conhecimento geral o espaço do Acampamento Baptista sofreu uma enorme devastação na sequência da passagem do Furacão Leslie.

Desta intempérie resultou a queda de dezenas de árvores, o que provocou uma grande extensão de destroços por toda a área do acampamento, conforme foi amplamente divulgado por vários órgãos de informação e redes sociais.

No momento do sucedido estava a decorrer um retiro espiritual de uma igreja, com a presença de cerca de 50 pessoas, as quais vivenciaram horas de grande aflição, no entanto, damos Graças ao Nosso Bom Pai pela sua protecção, pois Ele cuidou das vidas dos participantes que estavam no retiro, bem como dos nossos colaboradores. Alguém disse na manhã seguinte: “saímos desta dolorosa experiência, sem um arranhão, Glória a Deus”

Algumas das árvores de maior porte que caíram, atingiram dois dos principais edifícios do acampamento – Capela e Refeitório – destruindo as respectivas coberturas, a do refeitório parcialmente e a da capela sem recuperação possível. Também a Casas Magnólia e Verde sofreram danos sérios nas coberturas, se não formos rápidos, as consequências vão alastrar-se ao interior.

Após um levantamento exaustivo, passamos a enumerar os danos causados pela passagem do furacão:

  1. Mancha florestal - Cerca de 70 árvores foram arrancadas, quebradas e rachadas, algumas delas de grande porte.
  2. A cobertura da Capela foi fortemente atingida assim como as vigas que suportam a cobertura e o respectivo forro.
  3. A cobertura da Casa Magnólia foi atingida com a queda de várias braças das árvores circundantes provocou fendas em 12 placas da cobertura.
  4. 1/3 da Cobertura do Refeitório foi danificada, inutilizando além de 14 painéis da cobertura, 6 vigas que as suportam 1 uma asna lateral.
  5. A oficina, estrutura anexa à Casa Grande, perdeu parte da cobertura.
  6. A Tenda sofreu danos estruturais.
  7. Parte da cobertura da Casa Verde também foi danificada, a casa sofreu danos estruturais que colocam problemas na sua estabilidade e segurança.
  8. Foram danificados pelo menos 6 pontos de iluminação exterior.
  9. Os pinheiros mansos recentemente plantados foram fustigados e as estacas que os suportavam foram quebradas.
  10. Praticamente toda área do acampamento ficou repleta de destroços que resultou da queda dos pinheiros.

Como se deduz, as consequências foram tremendas e os custos para a recuperação das instalações vão ser bastante elevados. Existe já um levantamento dos danos e a previsão dos custos associados, que andarão em torno de 35.000 a 40.000 euros. Sabemos que o desafio é enorme mas estamos confiantes em Deus, Ele nos ajudará a todos a reunir os recursos necessários para rapidamente concluirmos o plano de acção que está já elaborado para iniciar as obras de recuperação do nosso acampamento dentro de semanas.

Temos recebido provas de amor e apoio ao ministério do Acampamento Baptista. Foi gratificante ver como um bom grupo de irmãos no próprio domingo de tarde, se disponibilizou a ajudar na remoção de parte dos destroços e no desimpedimento das vias de acesso interiores. Estamos a receber continuamente contactos para colaboração nos trabalhos necessários à regularização da vida do acampamento. Confiamos que mais irmãos se irão voluntariar para as imensas tarefas que temos para realizar nas próximas semanas.

Muitos irmãos, amigos e igrejas têm manifestado o desejo de participar financeiramente na obras de recuperação dos edifícios afectados. Para responder a estas solicitações disponibilizámos uma conta bancária exclusivamente para este fim. Oramos para que todos nos juntemos num espirito de solidariedade a favor do ministério do Acampamento Baptista que tem sido tão relevante na vida de muitos de nós nos últimos 50 anos.

IBAN PT50 0010 0000 1839 8950 0032 7

Para transferências internacionais deverá ser utilizado o código de

SWIFT BBPIPTPL

No caso de desejar ter mais esclarecimentos contactem-nos por e-mail: geral@acampamentobaptista.com.pt ou pelo telefone 965054936.

Na página oficial do Acampamento Baptista no facebook, encontram-se fotos que ilustram bem a devastação após a passagem do furacão assim como das jornadas de trabalho para a recuperação do AB.

Código de Conduta

  1. Respeitarei as orientações dos dirigentes;
  2. Participarei em todas as atividades programadas;
  3. Utilizarei as instalações de modo a não causar estragos;
  4. Assumirei o pagamento dos prejuízos que provocas;
  5. Não sairei do recinto do Acampamento Baptista sem autorização dos dirigentes;
  6. Preservarei a limpeza de todas as instalações, interiores e exteriores;
  7. Não sei portador, nem consumirei bebidas alcoólicas, nem tabaco, nem substâncias estupefacientes;
  8. Manterei, permanentemente, uma atitude de boa comunhão fraternal com todos os participantes e dirigentes.